Periodontia

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Remoção de exostoses ósseas

Exostoses são protuberâncias ósseas localizadas e circunscritas, situadas na superfície cortical dos ossos. Sua etiologia é discutível e controversa, mas existe um consenso que é um conjunto de fatores associados ou interrelacionados, ou seja, de etiologia multifatorial.

Geralmente são indolores e não necessitam ser removidas, mas em casos como o abaixo, necessitam ser removidas pois podem contribuir para a instalação de lesões periodontais ("doenças na gengiva").
As imagens são o caso antes, após a cirurgia e um torus mandibular (uma exostose localizada na mandíbula) presente no mesmo paciente. A segunda imagem é com aproximadamente 20 dias após a cirurgia. Podemos observar que após a remoção do irritante, da cicatrização e desinchaço gengival, ocorreu a exposição da raiz dos dentes próximos. A substituição da prótese resolve perfeitamente esse comprometimento estético, aí já com os tecidos gengivais saudáveis.

As etapas desta cirurgia foram evitadas neste post, pois podem causar mal-estar em alguns, mas, se mesmo assim queira ver, clique aqui.


 

Dr. Cassio Curvo
End. Av. das Flores, 1008 - Bairro Jardim Cuiabá
Cuiabá - Mato Grosso
Telefone: 0xx 65 3622-0033  -   email: cacurvo@gmail.com