Periodontia

sábado, 13 de dezembro de 2008

Recobrimento de raiz exposta

Recessão gengival é uma condição clínica bastante comum, e sempre está associada à perda de suporte ósseo sob a gengiva. O paciente deve ter isso em mente, não é apenas a perda de gengiva, mas de parte das estruturas que dão sustentação aos dentes.
Essa perda de proteção gengival levam alguns indivíduos a apresentarem não apenas o comprometimento estético do dente, mas a presença de sensibilidade nestes, já que as raízes dentárias expostas não apresentam a proteção do esmalte, que recobre apenas as coroas dentárias. Sem a proteção anatômica do esmalte dentário, essas regiões apresentam mais predisposição para desenvolver cáries e desgastes por escovação. Pacientes que freqüentemente observam que ferem a gengiva quando escovam seus dentes são pacientes que podem estar causando um trauma durante a higiene dos dentes. Pense nisso sendo realizado uma, duas e, os mais preocupados com a higiene dos dentes, nas três escovações diárias. Costumo perguntar isso aos pacientes que apresentam essa recessão gengival e a resposta positiva é freqüente. Por isso o tratamento passa primeiro pela remoção das causas possíveis dessa condição gengival. Traumas oclusais (dentes não ocluindo corretamente), embora não tenha uma apoio unânime da classe científica, é uma condição a mais para desenvolver a situação, e deverá ser investigada e removida, caso esteja presente.
Existem algumas alternativas para solucionar essa condição, desde realizar apenas a restauração do dente, recobrindo a raiz exposta com restaurações estéticas (para ver uma imagem clique aqui, e o post com o caso clínico aqui), que atenuam a situação, e é em alguns casos a conduta clínica mais indicada do que a realização de cirurgias gengivais para o recobrimento da raiz. Em alguns casos os pacientes também não desejam realizar as cirurgias.

Existem algumas técnicas para realizar isso cirurgicamente, e as condições de cada caso para realizar cada uma delas, mas no caso apresentado abaixo foi realizado o deslize lateral do retalho, com o descolamento da gengiva que recobria os dentes posteriores, deslizando-a para recobrir o dente anterior. A técnica, que não tenho o objetivo de descrever aqui, divide a gengiva posterior e não expõe os dentes dessa região a riscos, quando realizada corretamente. Observe que na primeira imagem vemos o dente com uma restauração de resina composta, e uma pequena cavidade, ou erosão, possivelmente associada à escovação incorreta, embora a paciente apresente um desequilíbrio oclusal evidente pela ausência congênita de dentes. O ajuste oclusal possível foi realizado, e a paciente orientada sobre os cuidados na higiene da região.
Para realizar o deslize foi necessária a remoção de parte da restauração, pois a gengiva a recobrir não se adere à restauração, apenas às superfícies dentárias sadias. Após remover parte da restauração, diminuir o contorno da raiz, e realizar a sua descontaminação já que estava exposta ao ambiente bucal, a gengiva foi deslizada de posterior a anterior e posicionado sobre a região.
Durante o procedimento cirúrgico foi observada a presença de uma tênue espessura óssea na face vestibular (na frente) que possivelmente foi a causa decisiva para a ocorrência da exposição da raiz.
As linhas nas imagens 1b e 2b são referências para você poder observar o recobrimento gengival que ocorreu. Observe também a maior espessura e qualidade da nova gengiva. A cavidade que ainda permaneceu, e permaneceu devido à impossibilidade de também recobri-la, foi restaurada posteriormente com uma restauração estética com resina composta. Por ser um caso bem recente, a imagem do final do tratamento será acrescentada neste post assim que o paciente retornar ....






Veja outro caso clínico, além de outras informações sobre esse tipo de lesão, clicando aqui.
 

Dr. Cassio Curvo
End. Av. das Flores, 1008 - Bairro Jardim Cuiabá
Cuiabá - Mato Grosso
Telefone: 0xx 65 3622-0033  -   email: cacurvo@gmail.com